Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de agosto de 2012





PEDAL BANANEIRAS – CACHOEIRA DO OURICURI (PILÕES – PB).
              
A cidade de Pilões – PB está situada na microrregião do Brejo Paraibano, incluída na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, tendo como municípios limítrofes: Serraria (norte e oeste), Areia (sul), Alagoinha (sul), Pilõezinhos(leste) e Cuitegi (leste). Distante 118 quilômetros da capital do Estado. A área do município é de 64,4 quilômetros quadrados. O sítio urbano onde está assentada a cidade ocupa um vale entre as montanhas formadoras das primeiras elevações da cordilheira oriental da Borborema, numa altitude de 360 metros em relação ao nível do mar.
               A cachoeira de Ouricuri, que recebe o nome da região onde se situa, fica dentro de uma floresta - resquício da exuberante Mata Atlântica - no município de Pilões. Belas cascatas completam a obra esculpida pela natureza nesta região. A água do Rio Araçagi corre por entre árvores e rochedos, formando um conjunto de corredeiras de beleza inconteste.
Toda essa beleza está ao alcance de todos. A cachoeira fica a pouco mais de 5 km do centro de Pilões (na PB 077) dos quais 4 km são de estradas asfaltadas.
 Do trecho sem asfalto metade pode ser percorrido de carro, e a outra metade é formado por uma trilha de baixo grau de dificuldade, que margeia o curso do rio Araçagi. Nessa parte do percurso podemos contemplar o leito do rio revestido por rochedos com formas as mais diversas. Antes de chegarmos à cachoeira principal, somos obrigados a atravessar o rio num local onde o mesmo se espreme por uma abertura estreita, esculpidas pela correnteza ao longo dos anos. Para os menos corajosos há a opção de fazer a travessia numa parte do rio onde ele é mais largo e raso.
Partimos da casa do amigo Amaral, onde foram distribuídas barras de cereais de sabor caipirinha. Eu acho que foi em homenagem ao ciclista Fábio caninha, pois era o seu retorno ao pedal. O bom é que ele só quer voltar a pedalar em Bananeiras com suas intermináveis ladeiras. No entanto, escolhemos o rumo que as ladeiras nos favorecem: PILÕES – CACHOEIRA DO OURICURI.  E ainda, Deus nos presenteou com um clima frio e nublado, então, depois de um cafezinho bem quentinho de D. Terezinha (mãe de Amaral) e cafeína já no sangue, rumamos a mais uma empreitada recheada de aventuras.
Trilhamos pela antiga linha do trem até Borborema. De lá, fomos por estradão até Pilões, onde podemos avistar uma belíssima e imponente igreja no alto da cidade, com uma escadaria onde qualquer cristão recompensa os pecados naquela subida.
Fábio furou o pneu de “propósito” para descansar um pouco e eu achei muito bom. Paramos em uma quitanda para reabastecer com água de coco e Banana. Logo, seguimos vislumbrando as lindas paisagens de Pilões e de repente uma serra inclinada e maravilhosa, daí fiquei imaginando Marcondes (Piculino), Ivo e Fernando Amaral retornando por aquela serra. E não é que os guerreiros voltaram.
Depois de aproximadamente 5 km entramos a direita por um single track muito legal já “beirando” o rio Araçagi, onde foi possível contemplar uma belíssima paisagem mista de rochas, rios e resquício de mata atlântica. Chegando lá , estacionamos nossas bicicletas e degustamos um delicioso banho na belíssima cachoeira do Ouricuri. Vale a pena, porém com água Bem gelada.  Confiram as belas imagens.