Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PEDAL DAS CRIANÇAS - BANANEIRAS - BORBOREMA







P E D A L   B A N A N E I R A S    B O R B O R E M A
A ocupação das terras onde hoje se localiza o município de Borborema iniciou-se em 1912 com a aquisição de terras pelo advogado José Amâncio Ramalho, vindo da cidade vizinha de Araruna - PB. Ramalho construiu um açude e a seguir uma hidrelétrica que forneceu iluminação às cidades de Pilões, Serraria, Solânea, Bananeiras e a própria Borborema até 1962. Posteriormente, instalou uma despolpadeira de arroz e um fecularia. Isto deu origem à vila de Camucá, que originaria a sede do município. Em 1913, o trem chegou à região, ajudando a consolidar o povoamento, que se expandia graças à agricultura. Na década de 20 do século XX foi construída da igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Pois é, saímos do Condomínio Caminho da Serra, localizado em Bananeiras, para justamente seguir o caminho do trem até Borborema, onde foi possível fazer uma viagem ao passado. Lembro-me de minha Vó, Maria José Coutinho Cirne, relatando que tinha a hora pré-definida de”Borborema desligar a energia de Bananeiras”...



                Estavam presentes, Max, Larissa, Gabriela ( 8 anos) , Manuel , Pedro ( 9 anos), Edvaldo, Geraldinho ( 9 anos),Anderson,  Albertina, Alexandre e Miguelzinho , este com apenas 3 anos, foi fixado ao guidão da bicicleta do pai. Descemos a ladeira rumo ao túnel do trem que fica na cidade de Bananeiras, as crianças adoraram adentrar e por alguns instantes escureceu tudo, mas , sempre há uma luz no fim do túnel, então saímos e contemplamos uma bela paisagem e descida, onde tivemos que controlar as crianças mais aventureiras. Passamos por lindas fazendas e quedas d´água até sairmos no asfalto, onde todo cuidado foi tomado. Fila indiana. Saímos do asfalto e pegamos a rota do trem novamente até a linda Borborema , onde foi possível ver a imponente igreja (Nossa Senhora do Carmo) depois de constatar que a ilha da fantasia estava fechada, pois era lá que iríamos degustar uma deliciosa tilápia. Contentamos-nos com água de coco. Então Edvaldo subiu na camionete com uma parte da turma e Eu (Max), Larissa, Anderson, Manuel e o guerreiro Pedrinho, retornamos a Bananeiras no pedal debaixo de uma chuva torrencial (sorte). As crianças já estão cobrando outro pedal maior.

sábado, 23 de abril de 2011

TROCOU A GARRAFA PELA BICICLETA

Antônio Moacir Ramalho Leite , mais conhecido como o DIN é um homem de fé em DEUS e filho do conhecido seu Quiquim Leite, homem que gostava de ajudar a todos, Din não é diferente, porém,  gostava muito de uma bebidinha, então o poder viciante do álcool passou a dominá-lo de forma tal que passou a controlar a sua vida. Com muita fé em Deus e ajuda de Pedro Cirne Filho,  Din trocou a garrafa por uma bicicleta. Foi amor a primeira vista. Hoje já faz 09 anos que não coloca uma gota de álcool na boca. É um dos fundadores do grupo de mountain bike aqui de Bananeiras. Junto com Nozinho (Zé Adriano), Manuel, Ananias e  os Tobias, começou  a pedalar pelas belas montanhas da cidade de Bananeiras. Din já tem vários troféus de montain bike em sua coleção e hoje esbanja saúde. Depois que largou o vício e começou a pedalar já conseguiu se formar no curso técnico em agroindústria , desenvolvendo todo o seu projeto sobre bananicultura montado em uma montain bike. Din é aluno regularmente matriculado no curso de ciências agrárias - UFPB/ Campus-III em Bananeiras. É conhecedor das trilhas e um excelente guia. Já Realizou diversos pedais: Bananeiras - Pedra da Boca (Araruna), Bananeiras - Praia da Pipa (RN) este junto com seu amigo Léo. Parabéns Din.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

TEXTO PUBLICADO NO SITE biketechpepe.com.br

 
P E D A L   P I P A   2010-
Engenharia de um pedal
Partimos ao meio dia na balsa exclusiva rumo à badaladíssima praia de pipa, localizada no município de Tibau do Sul – RN. A preocupação e adrenalina já estavam bastante visíveis nas faces dos exaltados mountain bikers. O objetivo principal do passeio, além da confraternização, era conseguir uma regularidade de tempo até a hora prevista da chegada. E por falar em tempo, acho importante destacar como foi difícil para todos em uma plena sexta-feira útil adequarem seus horários para poderem participar deste tão aguardado pedal. Filhos em época de prova, trabalho acumulado para final de ano, audiências, aulas, consultas etc. Mas, também são ciclistas que têm, principalmente, compromisso com a saúde e como conseqüência uma excelente qualidade de vida. Então, o pedal de Pipa , como é conhecido, é simplesmente o resultado e a consagração de mais um ano de saúde, boas taxas sanguíneas, amizade e respeito pela natureza. E isso a biketech sabe fazer de melhor, pois a engenharia foi totalmente calculada para que todos se sintam muito bem durante todo o percurso, com assistência técnica tanto para as bicicletas como para os atletas. Então, antes de largamos realizamos uma breve oração agradecendo e pedindo que nada acontecesse com os 140 bikers. E não é que o pedido foi atendido!
Passamos pela belíssima praia de Campina e em seguida paramos para nos reabastecer com isotônico e água em uma linda área de preservação ambiental (A.P.A.) com um visual maravilhoso. Depois rumamos a linda reserva indígena da praia da Baia da Traição-PB, onde os índios, que geralmente impõe barreiras, aplaudiam a nossa passagem encantados com a nossa bravura. Seguimos para o segundo ponto de apoio, e para chegar enfrentamos um single track muito gostoso e logo após aterrissamos em Mataraca, lá encontramos várias fontes de carboidratos, pois são estas moléculas de mais fácil digestão, por isso conhecidos como “o combustível celular”, o que não faltou durante todo o trajeto. Na boca da noite subimos uma ladeira para pedalarmos no conhecido estradão da mineradora, onde foi formada uma belíssima fileira de faróis e piscas, que observando de longe mais parecia uma fileira de alienígenas (não alienados) descendo do céu. Que imagem bonita! Também me lembrei que o Natal estava perto e que a luzes piscando significavam o nascimento de Alguém, e foi a Este Alguém que agradeci durante todo o percurso. Filosofei também que estavam nascendo ali pessoas mais conscientes em relação à natureza que nos pede SOCORRO, pois não vi qualquer tipo de lixo jogado na trilha, ou seja, são pessoas que tratam o próprio ambiente com a mesma responsabilidade que tratam o próprio organismo.
Na fazendinha, reuniu-se todo o grupo rumo a belíssima Barra de Cunhaú-RN, parece que o tratamento Very Important People (VIP) de todo o pedal deu certo, pois com muita energia e velocidade, alguns mais rápidos e outros mais lentos, mas, todos com seu desafio
pessoal conseguiram chegar a agitadíssima praia da Pipa, onde com uma bateria de rojão e aplausos, não mais forte do que as batidas dos nossos corações, nos saudavam com uma verdadeira festa, resultando em uma energia bastante positiva, a qual recarregaremos em 2011. Agradeço a Deus por participar mais um ano deste maravilhoso encontro de pessoas que amam a vida e a natureza. Obrigado a FAMÍLIA Biketechpepe por esta engenharia de pedal.
Max Rocha Quirino e família
05.12.2010

PEDAL BANANEIRAS - ARARA - CASSERENGUE

Ocorreu hoje (22/04/2011) o tradicional pedal da semana santa. Com a presença do criador deste blog, Max Rocha Quirinio, e ainda, contamos com a presença de Chico, Fernando Amaral, Tonny, Edvaldo, Agnaldo, Anderson mineiro, Júnior, Benilton de Natal e a única presença feminina do pedal Neide, e ainda contamos com a presença do mecânico Robertinho e Hugo de João Pessoa. Saímos da praça da cidade de Solânea-PB rumo a Arara-PB, no começo passamos por um estradão com uma vista maravilhosa onde o clima apresentava-se muito agradável. Depois descemos um excelente single track ,bem técnico ,e paramos na belíssima fazenda do ex-prefeito de Solânea (Senhor Jacó) , avó do ex-aluno Jacó Neto. Realmente é uma fazenda com vários antiquários de deixar qualquer colecionador e conhecedor boquiaberto. A casa tem terraço por todo o seu redor. O casal muito receptivo nos deixou bastante a vontade para observar tudo nos mínimos detalhes. Fotos, água e partida em direção a Arara-PB, lá lanchamos, e então uns seguiram para Casserengue e outros retornaram para Bananeiras, através do Santuário Padre Ibiapina. Acabo por aqui, pois fui um dos que foi para Bananeiras, pois fazia mais de 30 dias sem pedalar. A volta foi casca grossa no asfalto meio dia com pelos menos três subidões. Quem desejar saber como foi o resto do pedal pode acessar o blog do amigo Benilton.
rapadurabikers.blogspot.com